quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Chinelo novo, Chinelo velho.


Uma vez li o prefácio de um livro que eu não lembro o nome, que falava sobre a teoria da Vaca Velha - Vaca Nova e fui pensando e pensando e vi que existe a teoria do Chinelo Velho e o Chinelo Novo. Mas como assim? 
Bem, acho que os chinelos são os sapatos que mais nos aguentam, são aqueles que a gente querendo ou não, mais usa, aqueles que levam topadas conosco e também os que nos deixa mais desprotegidos dessas pancadas. Eu de alguma forma comparo esses chinelos de dedo aos relacionamentos que temos por aí.
É ótimo quando compramos um chinelo novo, os substituímos pelos chinelos velhos - aqueles que a estampa foi desgastada com o tempo ou que arrebentou com algum descuido.
É mais ou menos assim com os relacionamentos, depois de você se desgastar, se machucar e arrebentar valores como a confiança, uma pessoa nova que surge na sua vida faz (às vezes) tudo aquilo de ruim passar.
No começo tudo vai bem, o chinelo é novo afinal. E você vai se acostumando com ele, ele aguenta teu peso, teus pulos, tuas correrias. Mas ele não é de aço, apesar de ser um chinelo você não pode tratá-lo de qualquer forma, porque aí o tempo de uso dele diminui. Mas e depois, qual será o destino dele?
Com o tempo ele pode tornar-se seu chinelo favorito, que mesmo velho, é o que você mais gosta e daí guardá-lo pra sempre com você, assim como os relacionamentos duradouros, aqueles que por muito tempo aguentam os problemas do parceiro, mas que um dia se aperfeiçoam um ao outro e você o protege dos descuidos, ou, ele pode se tornar mais um chinelo na sua vida, um chinelo velho, que você troca por um chinelo novo, mas dessa vez, o sapato novo pode ser o seu mesmo, aquele que te representa.
Chega horas em que você só precisa do chinelo do amor próprio, o chinelo da sua vida. Esses são os momentos em que você se sente bem apenas consigo mesmo, e este merece tanto cuidado quanto qualquer outro.
E chego a conclusão de que não precisamos de um par de chinelos pra nos aguentar, e sim um pé do chinelo para nos acompanhar por aí, desde quando estamos em perfeito estado, até nos tornarmos chinelos velhos, juntos, porque de nada adianta um pé de chinelo solitário. 
Lembre-se que você também pode ser um chinelo pra alguém.
Seja novo ou velho, cuide bem do que você tem e do que você gosta, mas não trate ninguém como um objeto qualquer.

Paz e bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário